PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

rinoplastia_topo.jpg
Rinoplastia
MEtracopng.png

A cirurgia plástica do nariz

Passar por uma cirurgia plástica é sempre uma decisão que proporciona mudança na vida da pessoa, afinal aquele incômodo estético finalmente poderá chegar ao fim.

No caso da cirurgia plástica de nariz, ou rinoplastia, sua importância é ainda mais evidente, pois o elemento a que se refere o procedimento está situado justamente no centro da face.

Alguns tipos de nariz são conhecidos candidatos à rinoplastia, pois possuem características que permitem aprimoramentos. São os casos do nariz negroide, do oriental e do caucasiano.

NARIZ
NEGROIDE

Comumente de pele grossa e oleosa, este nariz não possui muitas estruturas ósseas.

 

Seu dorso baixo e ponta bulbosa podem ser amenizados a partir da cirurgia plástica de nariz.

NARIZ ORIENTAL

Bastante similar ao nariz negroide, o nariz oriental apresenta dorso baixo e ponta alargada e, normalmente, há desarmonia entre dorso e ponta, o que deixa esse tipo de nariz apto ao procedimento estético.

NARIZ CACAUSIANO

Geralmente de pele fina, o nariz caucasiano possui dorso alto e projetado e é candidato à rinoplastia devido a sua estrutura óssea e cartilagem, que tendem a formar ondulações.

 

A ponta do nariz, voltada para baixo, também pode ser aprimorada.

RINOPLASTIA ABERTA

Com incisões feitas através da columela (tecido que se localiza entre as narinas, na base do nariz) e na parte interna de cada narina, o especialista em cirurgia plástica examina a estrutura nasal e realiza ajustes precisos em sua forma e estrutura. Isso é possível devido à abertura proporcionada pela incisão.

 

O cirurgião remodela o nariz através da alteração da estrutura óssea e consequentemente estética, da remoção e acréscimo de ossos, cartilagens e novos tecidos.


A rinoplastia aberta exige algumas semanas de recuperação para que edemas e inchaços sumam, mas entre cinco e sete dias os pontos e bandagens já podem ser removidos.

 

O retorno ao trabalho se dá em cerca de uma semana e o resultado da cirurgia pode ser visto imediatamente, a não ser pelos possíveis hematomas e pela falta de amadurecimento das cicatrizes.

RINOPLASTIA FECHADA

Por meio de incisões feitas no interior da narina, o especialista tem acesso a cartilagem e ossos. Neste procedimento, exige-se grande habilidade e domínio da técnica por parte do cirurgião, uma vez que a pele não é elevada e ele não terá visão da cirurgia.

 

O processo de recuperação deste tipo de plástica de nariz tende a ser menor que o da rinoplastia aberta.